Páginas

segunda-feira, outubro 5

É possível prevenir um aneurisma cerebral?

É normal que ao passar por um quadro de doença venha a dúvida: mas eu poderia ter feito alguma coisa para evitar isso? Na maioria das vezes, a resposta é sim. A prevenção é a melhor forma de evitar o desencadeamento e, principalmente, o agravamento de uma série de doenças em nosso organismo.

O aneurisma cerebral é um exemplo disso. Embora não seja possível impedir que ocorra a formação de um aneurisma no cérebro, a adoção de alguns cuidados pode evitar que ele se agrave e se rompa.

Considerada uma doença muito grave, seu grande perigo é que, na grande maioria das vezes, ela é assintomática. Porém, pode levar a óbito e deixar sequelas em 40% dos casos.

Um aneurisma cerebral acontece quando ocorre uma dilatação anormal de uma artéria, por enfraquecimento local de sua parede.

Já quando ocorre a ruptura nas artérias, alguns sintomas ficam evidentes como dores de cabeça intensas, fraqueza em partes do corpo e até mesmo convulsões. Também é comum ocorrer o rebaixamento da consciência, que pode se manifestar devido ao quadro de convulsionamento, sonolência abrupta e excessiva e até o coma. O atendimento emergencial é fundamental nesse caso.

Alguns fatores potencializam o agravamento e ruptura das artérias:

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Cigarro e álcool;
  • Colesterol e triglicérides altos;
  • Histórico familiar.


Fique atento aos sintomas acima: o surgimento repentino de fortes dores de cabeça indica a necessidade urgente de atendimento médico-hospitalar. Sempre informe seu médico sobre a ocorrência de casos de aneurisma em sua família. Isso ajuda no diagnóstico e prevenção do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário